O Livro Didático e o Ensino de Ciências
O Livro Didático e o Ensino de Ciências
Bruna Prevedello Siganski
1*(IC), Marli Dallagnol Frison2 (PQ), Eva Teresinha de Oliveira Boff. 3(PQ)
1 – Rua José Tobias Machado, 335, Vila Ardengui – Palmeira das Missões, RS; CEP: 98300-000.
2 – Rua Emílio Glitz, 793, Bairro São Geraldo, Ijuí, RS; CEP: 98700-000.
3- Rua Piratini, 43, Bairro Progresso, Ijuí, RS; CEP: 98700-000
*bruninhasiganski@yahoo.com.br
Palavras-chaves: livro didático ensino ciências.
Bruna Prevedello Siganski
1*(IC), Marli Dallagnol Frison2 (PQ), Eva Teresinha de Oliveira Boff. 3(PQ)
1 – Rua José Tobias Machado, 335, Vila Ardengui – Palmeira das Missões, RS; CEP: 98300-000.
2 – Rua Emílio Glitz, 793, Bairro São Geraldo, Ijuí, RS; CEP: 98700-000.
3- Rua Piratini, 43, Bairro Progresso, Ijuí, RS; CEP: 98700-000
*bruninhasiganski@yahoo.com.br
Resumo: O presente texto busca investigar a importância do livro didático enquanto instrumento de apoio aos
professores de ciências no desenvolvimento dos conteúdos escolares. Também, busca-se compreender quais
contribuições o livro didático trouxe para a formação de estudantes dos Cursos de Licenciatura em Química e
Ciências Biológicas da Unijuí, estudantes de Ensino Fundamental e professores que atuam na área de ciências, neste
nível de ensino. Par a coleta dos dados utiliza -se questionário contendo questões semi -estruturadas. Considera-se que
o livro didático é um dos recursos mais utilizados pelos professores e representa um desafio para o avanço das
aprendizagens no ensino de Ciências. Os professores mostram a necessidade de livros que contemplem questões do
cotidiano dos estudantes e apontam a falta de atividades práticas. Nesse sentido, defende-se que a produção de
material didático seja elaborada no coletivo de professores de diferentes áreas e níveis de ensino, conforme
concepção de Situação de Estudo.
professores de ciências no desenvolvimento dos conteúdos escolares. Também, busca-se compreender quais
contribuições o livro didático trouxe para a formação de estudantes dos Cursos de Licenciatura em Química e
Ciências Biológicas da Unijuí, estudantes de Ensino Fundamental e professores que atuam na área de ciências, neste
nível de ensino. Par a coleta dos dados utiliza -se questionário contendo questões semi -estruturadas. Considera-se que
o livro didático é um dos recursos mais utilizados pelos professores e representa um desafio para o avanço das
aprendizagens no ensino de Ciências. Os professores mostram a necessidade de livros que contemplem questões do
cotidiano dos estudantes e apontam a falta de atividades práticas. Nesse sentido, defende-se que a produção de
material didático seja elaborada no coletivo de professores de diferentes áreas e níveis de ensino, conforme
concepção de Situação de Estudo.
Palavras-chaves: livro didático ensino ciências.
Comentários
Postar um comentário