A pesquisa como princípio educativo: construção coletiva de um modelo de trabalho
É preciso
distinguir a pesquisa como princípio científico e a pesquisa como
princípio educativo. Nós estamos trabalhando a pesquisa principalmente
como pedagogia, como modo de educar, e não apenas como construção
técnica do conhecimento. Bem, se nós aceitamos isso, então a pesquisa
indica a necessidade da educação ser questionadora, do indivíduo saber
pensar. É a noção do sujeito autônomo que se emancipa através de sua
consciência crítica e da capacidade de fazer propostas próprias. Isso
tudo tem por trás a idéia da reconstrução, mas também agrega todo o
patrimônio de Paulo Freire e da “politicidade”, porque nós estamos na
educação formando o sujeito capaz de ter história própria, e não
história copiada, reproduzida, na sombra dos outros, parasitária. Uma
história que permita ao sujeito participar da sociedade.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e
educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 46 a 97
É preciso
distinguir a pesquisa como princípio científico e a pesquisa como
princípio educativo. Nós estamos trabalhando a pesquisa principalmente
como pedagogia, como modo de educar, e não apenas como construção
técnica do conhecimento. Bem, se nós aceitamos isso, então a pesquisa
indica a necessidade da educação ser questionadora, do indivíduo saber
pensar. É a noção do sujeito autônomo que se emancipa através de sua
consciência crítica e da capacidade de fazer propostas próprias. Isso
tudo tem por trás a idéia da reconstrução, mas também agrega todo o
patrimônio de Paulo Freire e da “politicidade”, porque nós estamos na
educação formando o sujeito capaz de ter história própria, e não
história copiada, reproduzida, na sombra dos outros, parasitária. Uma
história que permita ao sujeito participar da sociedade.
O que é Metodologia:
Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”.
Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se
chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
A metodologia consiste em uma reflexão acerca do conjunto de métodos lógicos e científicos. No princípio foi concebida como uma parte da lógica que se ocupava das formas particulares do pensamento e da sua aplicabilidade. Atualmente, apesar de tudo, não se aceita que a metodologia seja relegada exclusivamente para o âmbito da lógica, já que os métodos se aplicam a distintos campos do saber.
Cada área possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo (de Piaget), o Sociointeracionismo (de Vygotsky) e o método Montessoriano (de Maria Montessori).
A metodologia consiste em uma reflexão acerca do conjunto de métodos lógicos e científicos. No princípio foi concebida como uma parte da lógica que se ocupava das formas particulares do pensamento e da sua aplicabilidade. Atualmente, apesar de tudo, não se aceita que a metodologia seja relegada exclusivamente para o âmbito da lógica, já que os métodos se aplicam a distintos campos do saber.
Cada área possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo (de Piaget), o Sociointeracionismo (de Vygotsky) e o método Montessoriano (de Maria Montessori).
Comentários
Postar um comentário