Prova de Genética do 3º ano matutino e noturno - 28-06-13. SEJA MEMBRO SEGUIDOR AGORA E TIRE PROVEITO!



  E. E. VIRGÍLÍO MELO FRANCO
BIOLOGIA

SÉRIE: 3º ANO ___

PROFESSOR:  JOSÉ ANTONIO PANIAGUA

Prova Mensal. Data:  24 / 06 / 13 .

Aluno(a):

Valor:    7,0 pts

Nota:

Instruções ao aluno:                                                                                                                 
 As questões deverão ser  respondidas com caneta: preta ou azul ( lembre-se você está preenchendo um documento). Questões respondidas a lápis e/ou rasuradas não terão direito a revisão. A interpretação das questões é parte integrante da avaliação.   Não use corretivo líquido, não rasure e nem amasse a prova. É expressamente proibido conversas, empréstimo de material escolar, uso de celular e sair durante a prova. Terminando deixe a prova na carteira. Bom desempenho na avaliação, são meus sínceros votos!











Uma mulher albina e destra casa-se com um homem com pigmentação normal e destro, cujo pai era albino. O casal tem uma filha canhota. A esse respeito, assinale a alternativa correta.                                               a) Tanto o albinismo como o uso da mão direita são devidos a genes recessivos.                                         b) A chance desse casal ter uma criança albina é de 25%.
c) Esse casal não pode ter um filho destro. 
d) A chance de nascer uma criança de sexo masculino, albina e canhota é de 6,25%.                               
e) Esse casal já tem 1filha canhota, não há possibilidade desse fenótipo se repetir em outra criança.



1) Analise este heredograma de uma família que apresenta xeroderma pigmentoso, uma doença genética rara: Os indivíduos com essa doença caracterizam-se por extrema sensibilidade à luz solar e, também, por um risco mil vezes maior de desenvolver tumores de pele que uma pessoa normal. 


Considerando as informações contidas nesse heredograma e outros conhecimentos sobre o assunto,            a) CITE o provável padrão de herança do xeroderma pigmentoso. H. A. R
b) CALCULE a probabilidade de o indivíduo V.1 vir a ter xeroderma pigmentoso.                                    2/3 X 2/3X1/4 = 1/9                                                                    
c) Um amigo da família fez o seguinte comentário:  “Nessa família, nasce tanta criança doente! Também, é um tal de primo casar com prima...” Considerando esse comentário, RESPONDA: Do ponto de visto biológico, tal afirmativa tem fundamento? Sim. Não. JUSTIFIQUE sua resposta
                                                                                                                                                                                    2) Em genética, o cruzamento-teste é utilizado para determinar:                                                          a) o número de genes responsável por uma característica.    b) o padrão de herança de uma característica.   c) a recessividade de uma característica.      d) o grau de penetrância de uma característica.                          e) a homozigose ou a heterozigose de um dominante.

Comentário Surpresa: quando se quer conhecer o genótipo de um indivíduo heterozigoto, cruza-se este com um indivíduo recessivo, ou seja, de genótipo conhecido. Caso seja encontrado na proli (filhos) indivíduo(s) recessivos, isso significa que o genótipo anteriormente desconhecido é heterozigoto.

Ex: Aa x aa, este casal pode gerar filho com fenótipo recessivo aa. Assim, os fenótipos que participam desse cruzamento são dois: dominate e recesivo.
3) Sabe-se que a surdo-mudez é uma característica monogênica que pode ser causada por diferentes genes recessivos, constituindo-se no exemplo clássico de heterogeneidade genética. Considere as afirmações a seguir sobre um casal de surdos-mudos, homozigotos para os genes relacionados a essa condição, que tem uma filha.                                                                                                                                                    I - Se essa filha é normal, a próxima também será normal.     II - Se essa filha é surda-muda, a próxima também será surda-muda.     III - A chance de essa filha ser surda-muda é tanto maior quanto maior for o número de genes causadores da surdo-mudez. Quais estão corretas?  I e II

4) (U. E. LONDRINA-PR) Sabe-se que o albinismo é determinado pela ação de um gene recessivo autossômico. Considere um casal normal que teve 6 crianças todas normais. Sabendo-se que o avô paterno e a avó materna das crianças eram albinos, podemos afirmar com certeza que a probabilidade de um novo filho vir a ser albino (sem considerar o sexo), será:
a) 0%   b) 25%   c) 50%   d) 75%    e) 100%

5)  (UFPE) Renato (III.1), cuja avó materna e avô paterno eram albinos, preocupado com a possibilidade de transmitir o alelo para o albinismo a seus filhos, deseja saber qual a probabilidade de ele não ser portador deste alelo. Assinale a alternativa que responde ao questionamento de Renato.



a) 0   b)1/4   c) 3/4   d) 1/3   e) 1

6) Quando, num indivíduo diplóide heterozigoto, o fenótipo determinado por apenas 1 dos alelos se manifesta, diz-se que esse alelo é dominante. Quando um caráter precisa que o alelo esteja em dose dupla  para se manifestar, chama-se o alelo de recessivo.  é INCORRETO afirmar:                                              a) 1 alelo ser dominante não significa que ele seja adaptativamente melhor do que o recessivo.                    b) 1 caráter como a presença de 5 dedos nas mãos é dominante, pois a maioria da população o possui     c)  Na espécie humana, existem genes que são dominantes e causam doenças graves na população.           d) 1 alelo dominante pode ser  raro em uma população, enquanto seu  recessivo pode ser abundante.         e) o alelo recessivo não produz sua proteína.

7) Leia o texto a seguir.                                                                                                                            Estudante descobre não ser filha dos pais em aula de genética Uma  aula  sobre  genética  tumultu ou  a  vida  de  uma  família  que  vive  em  Campo  Grande, Mato Grosso do Sul. Uma estudante descobriu que não poderia ser filha natural dos pais. Miriam Anderson cresceu  acreditando  que Holmes  e  Elisa  eram  os  seus  pais.  Na  adolescência,  durante  uma  aula  de genética, ela enten deu que o tipo sanguíneo dos pais era incompatível com o dela.    
                                                                                                           J. Hoje Rede Globo, 29/09/08.      Considerando  que  o  tipo  sanguíneo  de Miriam  seja O, Rh– ,  assinale  a  alternativa  que  apresenta  o provável  tipo sanguíneo do casal que confirmaria o drama descrito na reportagem, ou seja, que Holmes e Elisa não poderiam ter gerado Miriam.                                                                                                       a)  Pai: AB, Rh+ e mãe: O, Rh–.    b)  Pai: A, Rh+ e mãe: B, Rh+.   c)  Pai: B, Rh– e mãe: B, Rh–. d)  Pai: O, Rh– e mãe: A, Rh+.        e)  Pai: B, Rh+ e mãe: A, Rh+

8) Observe a genealogia. Para o casal (5 e 6) que pretende ter muitos filhos, foram feitas as quatro afirmações a seguir.
 
I. O casal só terá filhos AB e Rh positivo.
II. Para o sistema ABO, o casal poderá ter filhos que não poderão doar sangue para qualquer um dos pais.
III. O casal poderá ter filhos Rh positivo, que terão suas hemácias lisadas por anticorpos anti-Rh produzidos
durante a gravidez da mãe.
IV. Se for considerado apenas o sistema Rh, o pai poderá doar sangue a qualquer um de seus filhos. São corretas, apenas as afirmações:
a) II e IV.    b) I, II e IV.   c) II, III e IV.    d) I, II e III.    e) I e III.


“Cada  um de nós compõe a sua história, E cada ser em si carrega
o dom de ser capaz, E ser feliz.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios sobre o Sistema Respiratório e Cardiovascular