Diferenças Consieráveis entre os Mestrados Profissional e Acadêmico - para que estudantes possam se posicionarem melhor.

AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO - MESTRADO E DOUTORADO
Os programas avaliados receberam conceitos na seguinte escala: 1 e 2, que descredenciam o programa; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. A cada três anos, todos os cursos em funcionamento são reavaliados. (Fundação CAPES Ministério da Educação. Disponível em: http://www.capes.gov.br/36-noticias/6689-resultados-da-avaliacao-da-capes-revelam-que-pos-graduacao-teve-crescimento-de-23-no-trienio Acesso em 24 jul. 2015.)

Veja quais são as diferenças entre mestrado acadêmico, mestrado profissionalizante e doutorado.
Após a formação de nível superior nos cursos de graduação, o indivíduo pode escolher continuar seus estudos com uma pós-graduação.  No Brasil, há dois tipos de programa: "lato sensu", que são os cursos de extensão, aperfeiçoamento ou especialização e os "stricto sensu", que podem ser mestrado profissionalizante, mestrado e doutorado.  Veja a diferença entre eles:
Mestrado profissionalizante
É voltado para o mercado de trabalho, sendo menos teórico que o mestrado acadêmico. O aluno deve apresentar uma dissertação, também chamada de monografia, em forma de projeto ou estudo de caso para obtenção de titulação.
Mestrado Acadêmico
Esse tipo de pós-graduação é voltada para o ensino e a pesquisa. É para formar um pesquisador. Oferece o título de mestre em determinado campo do saber. Na maioria das vezes serve como ingresso na vida docente. São cursos que exigem proficiência em outra língua, além do português, usualmente o inglês. Para obtenção do título é necessária a preparação de dissertação.
 Pode se encontrar um bom resumo dessas diferenças discutidas por Carlos Brazil (https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100309084305AAJG8if)

OBSERVAÇÃO:
O objetivo do curso de mestrado é proporcionar ao aluno condições de desempenhar, com proficiência, funções docentes de graduação, além de iniciá-lo profissionalmente na pesquisa. Um mestrado acadêmico é considerado a primeira etapa para um doutoramento, embora, não seja requisito imprescindível para o doutorado. De fato, Optei por mostrar essas diferenças utilizando dois textos bem comum, ou seja, de fácil entendimento. No entanto, não me furtarei do direito e da oportunidade de deixar você bem familiarizado com essas diferenças. Portanto, continue lendo sobre essas diferenças em outros documentos de maior visibilidade e credibilidade, clicando  nos links abaixo:

 http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=30&ved=0CE4QFjAJOBQ&url=http%3A%2F%2Fwww.unesp.br%2FHome%2Fpropg%2Fms-prof-capg-2014.pdf&ei=ofyiVeeTMIqlwASBmqWQDQ&usg=AFQjCNGFP-OWs2tyqt1TBf96oH4gtC7o8w&sig2=2p2QxUHjf2PsjwDoVUJIXw

Publicado em 5 de nov de 2014
Nesse vídeo o Prof.  Dr. Emerson Maccari explica as diferenças entre Mestrado Profissional vs Mestrado Acadêmico, expectativas e características. https://www.youtube.com/watch?v=gJZmImWQ1XI

http://www.uenp.edu.br/index.php/proext/doc_view/1737-mestrado-profissional


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova de Genética do 3º ano matutino e noturno - 28-06-13. SEJA MEMBRO SEGUIDOR AGORA E TIRE PROVEITO!

Exercícios sobre o Sistema Respiratório e Cardiovascular